sábado, 29 de agosto de 2009

Tube Screamer® TS-808® - Original Ou Não ????

O JRC4558D fabricado pela Japan Radio Company®, é tido como o chip do TS-808® original - não só por pessoas que vendem muitas unidades NOS, mas por muitos músicos que ouviram várias versões do mesmo pedal e percebem a grande diferença. Vamos tentar por um ponto final nessa questão, uma vez que não há nenhum único TS-808® original.
O TS-808® foi fabricado com pelo menos três Op-Amps (Amplificadores Operacionais) diferentes durante seu período de vida - provavelmente devido aos CI's que estavam disponíveis naquela ocasião. O esquema da Ibanez® simplesmente pedia um 4558 que é um dual Op-Amp padrão que pode ser comprado de vários fabricantes. A Japan Radio Company® era só uma das muitas tais fabricantes. Como resultado, muitos dos TS-808® foram fabricado com o TI RC4558P, uma versão da Malásia mais barata produzida pela Texas Instruments®. Outros TS-808® usaram outra versão da JRC, enquanto outros ainda tiveram um TL4558P. Vale a pena lembrar que alguns dos melhores TS-808® usaram o RC4558P.

Para quem gosta de rótulos, vamos ver em poucas palavras, o que significa NOS.

N(New-Novo, nunca usado) O(Old-Velho, fabricado há muito tempo) S(Stock-Estocado em algum velho armazém).

Então, vamos fazer duas suposições: Você tem dois exemplos do mesmo Op-Amp, mesmo número de designação, mesmo fabricante, mesmas especificações. O primeiro era manufaturado ha uns 20 anos atrás, enquanto o outro saiu de linha recentemente ou ainda está em fabricação. Se estes dois Op-Amp eram manufaturados na mesma linha de produção, e as especificações não foram em nenhum momento mudadas ou aprimoradas, não haverá nenhuma diferença entre um Op-Amp novo, fabricado ontem ou o que era manufaturado nos anos 80's.
CI's não mudam em nada com a idade, como condensadores eletrolíticos. Talvez eles só mudem com o uso (...e nem sequer isso é uma certeza).
Conseqüentemente, pondo aquele NOS JRC4558D Op-Amp em seu TS-9® Reissue, isso não o transformará naquele TS-808® de 1.981.
Isso talvez o deixe mais perto daquele som específico que o TS-808® poderia ter soado há uns 20 anos atrás, mas a menos que você ache um Op-Amp que teve uns 20 anos de uso, sei não...

A menos que você precise saber que tem um Op-Amp da época dentro do seu pedal, não há nenhuma necessidade daquele NOS Op-Amp. Não há nenhuma necessidade de pagar US$15,00 por um NOS JRC4558D, (mas eu já vi anunciado por até US$45,00) se você pode
pagar RS$1,50 na Santa Ifigênia (desculpem a propaganda!!!).
Lembrem-se que dos dois principais Op-Amps achados dentro do TS-808® por alguma razão, só o JRC foi elevado a estado de NOS - Parece não haver nenhum mercado para NOS RC4558P, embora alguns dos melhores TS-808® os usasse.
Existiam vários tipos diferentes de Op-Amps usados nos TS-808® e nos TS-9® - todos 4558, mas de fabricantes diferentes. Esta característica só focaliza os dois concorrentes principais - os 4558D da JRC, e o RC4558P da Texas Instruments®, fabricados na Malásia. Porém, esses não eram os únicos usados.

TS-808 ------- TS-9

JRC4558D ---- TA75558
JRC2043DD -- TL4558P
RC4558P ----- JRC4558D

Como podemos constatar, haviam pelo menos três Op-Amps diferentes, em cada pedal. No caso do TS-808®, o TL4558P é sem dúvida o mais raro. Com os outro dois, foram usados aleatóriamente qualquer um que tivesse em estoque - ambos aparecem durante todo o tempo de fabricação dos pedais. Por alguma razão desconhecida, o primeiro TS-9® teve um JRC-2043, ao invés dos outros Op-Amps antigos que trabalhavam tão bem.
Depois desse pequeno erro, eles trocaram por um outro Op-Amp concorrente ainda não testado, o Toshiba® TA75558, antes de trocar de novo pelo JRC4558D. Na última etapa de produção, trocaram mais uma vez pelo TA75558 - que incidentalmente e coincidentemente (será???) é o Op-Amp exclusivamente usado na reedição do TS-9®. Na parte estética, precisamos olhar para os dois pedais e ver o que aconteceu às linhas de produção. Fotos dos originais dos 80's e da produção atual são ligeiramente diferentes.

JRC4558D (Japan Radio Corporation®)
No começo dos 80's, a JRC® fabricou milhões destes CI's e eles se aparecem em virtualmente toda e qualquer peça da eletrônica japonêsa deste período. A empresa mudou o nome (na metade dos 80's) para NJM® e mudou as instalações de produção para o leste Asiático. Eles continuaram produzindo o Op-Amp 4558 - discretamente nomeado para NJM4558D - mas desde que a fábrica foi movida e o equipamento de produção foi renovado, a qualidade já não era mais a mesma, definitivamente. Alguns anos depois, a NJM® começou a re-editar o JRC4558D, com as especificações iguais às antigas, mas as suspeitas ainda continuam - desde que eles mudaram instalações, se realmente as re-edições são tão boas quanto as antigas. Então, todas essas dúvidas contribuiram para um maior espaço no mercado NOS.

RC4558P(Texas Instruments®)
Este Op-Amp tem uma história ligeiramente diferente. Esteve sempre em produção na Malásia (desde o final dos 70's até o começo dos 80's) e não mudou muito desde então. Se você pede a Robert Keeley, da Robert Keeley Electronics®, a re-edição do JRC4558D ele irá prontamente instalar no pedal de sua preferência, mas para a maioria do seu trabalho ele usa o RC4558P, atualmente em produção e que é o seu Op-Amp favorito.
Já a Analog Man® tem uma visão diferente - Se for o seu desejo, será instalado o Op-Amp RC, mas a própria preferência da Analog Man são os JRC novos. Normalmente eu prefiro os JRC4558D atuais, e gosto muito dos resultados. Acho eles um pouco mais suaves e agradáveis se comparados com os RC, mas uso o RC4558P em pedais onde a crueza e a granulação extra é necessária.
Em alguns casos, simplesmente substituindo o Op-Amp, você terá um timbre muito melhor. Por exemplo, o TS-9® Reissue usa o mesmo Op-Amp da Toshiba®, como alguns dos TS-9 originais - o TA75558 - e no entanto esse é um Op-Amp de baixo ganho, versão fora das especificaçoes originais dos 4558, que parece não servir muito bem para este propósito.
Substituindo um desses TA75558 por quaisquer dos Op-Amps 4558 novos, isso fará uma grande (de verdade!!) diferença, sem dúvida. Mas,uma vez que você já tenha um bom Op-Amp, a diferença se torna pequena. Scott Henderson disse uma vez, testando um TS-9® Reissue modificado para TS-808® - usando o JRC4558D, - que soou muito melhor que o TS-9® original dele - apesar do fato que o pedal dele tinha o Op-Amp JRC original... Então concluímos que, usando o mesmo tipo de Op-Amp, é nos dois resistores da etapa de saída que reside a grande diferença.

E lembre-se que o Op-Amp tem muito pouco a ver com a clipagem em um circuito de um Tube Screamer®. Na verdade ele só amplifica o sinal (já que todos são Op-Amps high gain) - os diodos na verdade são quem fazem a clipagem. Mudando um ou ambos os diodos, isso fará uma diferença enorme na caracteristica do overdrive, enquanto a diferença notada com Op-Amps distintos é minuciosa e relativamente pequena.

E há também outras diferenças entre os pedais. Por exemplo, potenciômetros usados no TS-808® é bastante diferente dos usados no TS-9®. Os valores são os mesmos, mas os aspectos de construção são diferentes. Como também, os condensadores usados nas séries (TS-808®, TS-9® e TS-9® Reissue) variam - e às vezes variam no mesmo modelo, no mesmo ano, pelas mesmas razões que os Op-Amps variaram

Minhas conclusões:

O RC4558P produzido hoje parece ser exatamente igual àqueles do princípio dos 80's. O JRC4558D novo soa muito bom, mas se seu pedal é um TS-9® Reissue ou um TS-9DX®, definitivamente eles soarão muito melhor (mesmo!!) com um MOD (modificação) do TS-808®. Na realidade, qualquer TS-9® que tenha um Op-Amp TA75558, a modificação o melhorará drásticamente. Melhorias mais leves serão obtidas e sentidas no TS-9® com um Op-Amp JRC2043DD - embora algumas pessoas que modificam pedais achem-no um Op-Amp ruim, na minha opinião não é bem verdade...
E se o seu pedal tiver um Op-Amp JRC4558D, você ainda notará uma melhora se você mudar os resistores para as mesmas especificações do TS-808. Ao escolher um Op-Amp satisfatório, considere o RC4558P da Texas Instruments® - que é tão bom quanto e não esqueçam que já vinham equipando os TS-808® originais, dependendo da época. Também, não hesite tentar os novos JRC4558D - hoje bastante usados pela Analog Man®.O MC1458 é realmente agradável, mas soa um pouco ruidoso e uma opção mais Hi-Fi (alta-fidelidade) é o Burr-Brown® OPA2134A. Mas... no conjunto eu ainda prefiro os JRC4558D.
Em Tempo: Se você se deparar com duas nomenclaturas diferentes (JRC4558DD e JRC4558D) - o D extra só significa que existe uma camada extra de blindagem. Isto faz do DD um Op-Amp ligeiramente menos ruidoso e menos suscetível a interferências externas (RFI (interferência de radio-frequência), EMI (interferência eletromagnética), etc), mas não muda em absolutamente nada o seu som. Se você decidir adquirir um Op-Amp NOS - tenha certeza que você está adquirindo de fato um NOS. Os Op-Amps dos anos 80's da JRC têm um código de data de quatro dígitos no canto inferior direito escritos em letras brilhantes. Re-edições têm um código de cinco dígitos, freqüentemente com o quinto dígito sendo uma letra.

Faça a sua escolha, e BOM SOM !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário